Bom, o marea chegou no mercado brasileiro em meados de 1997, mercado ate então aquecido pela (recém aberta) importação de grandes carros estrangeiros, foi ai que a Fiat teve a ideia de lançar o Marea. Esse foi lançado para atender a um público sofisticado e exigente acostumado a grandes veículos e também pra entrar no lugar do também falecido Tempra(tudo).
Características:
Na versão Turbo ocorreram algumas mudanças no veiculo visando uma maior esportividade por parte do mesmo. Essas estão descritas a seguir.
segurança:
A suspensão foi trabalhada de modo a ser um pouco mais rigida e garante mais estabilidade (principalmente em altas velocidades). Mesmo com essa alteração o conforto não foi comprometido e os solavancos causados por buracos e lombadas são muito bem absorvidos pelo conjunto.
As rodas originais são de 6,5 x 15 polegadas (1,27 cm mais larga que a versão original) e os pneus foram desenvolvidos para suportar velocidades de até 260 KM/h.
Com todo esse aumento de potência e velocidade a FIAT não poderia deixar de dar um “up grade” nos freios do Marea Turbo. Os discos ventilados são mais largos e as pinças maiores do que as versões menos picantes do Marea, além do ABS ser um equipamento de série nessa versão.
Comportamento do motor:
Para chegar a 100 KM/h o Marea Turbo precisa apenas de 7,4 segundos. Se você for comparar com um Fiat Punto T-JET (que leva uma eternidade de 9,3 segundos e é na minha opinião muito mais feio) ou com o CIVIC Si leva 7,9 segundos o Marea continua acelerando mais rápido que “seus concorrentes” mais "novos".
Lista de Equipamentos de Série do Marea Turbo:
ABSAir-Bag Motorista
Alarme
Ar-Condicionado
Banco com Regulagem de Altura
Banco Traseiro Bipartido com apóia-braço
Barras de proteção laterais
Brake-light
Cintos dianteiros com Pré-tensionador
Direção Hidráulica
Faróis de Neblina e Lanternas Traseira
Fiat Code
Pará-Brisa Degrade
Rádio Toca-fitas com comandos no volante
Trava elétrico
Vidros e Retrovisores Elétricos
Volante com Regulagem de Altura
Opcionais do Marea Turbo:
Air-Bag para o passageiro da frenteBancos de Couro
CD changer
Teto solar elétrico
Especificações Marea Turbo:
Motor – Dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha, quatro válvula por cilindro, alimentado por injeção multipoint.Potência – 182 cv / 6.000 RPM
Torque – 27,0 kgfm a 2.750 rpm
Potência específica – 91,1 cv/litro
Peso – 1310 kg
Relação Peso/Potência – 7,19 KG/CV
E os aficionados pelo "lendário" modelo da Fiat até fizeram um rap!
confira ai!
Conclusão:
O marea Turbo foi a Viatura que fez muitos manos e boyzinhos suspirar no fim década de 90 (enquanto os executivos desfilavam), porém com o passar do tempo o modelo foi perdendo o status antes alcançado e caindo na mão de donos de$cuidado$ e hoje em dia é extremamente raro encontrar um exemplar 100% inteiro de mecânica e lataria (pq essa cambada de sem grana pensou q a manutenção da nave era de golzinho AP!!!).
Obrigado pela atenção! até o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário